Outubro Rosa é uma campanha anual realizada no mundo todo, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante o mês são divulgados dados relevantes sobre a doença, as causas e os tratamentos, a fim de informar sobre a importância dos exames de prevenção.
Quando a campanha surgiu?
Esse movimento foi criado na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, em um evento realizado em Nova Iorque. No Brasil, a campanha ganhou popularidade em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado pela primeira vez em cor de rosa.
Depois disso, a campanha começou a receber apoio e se tornou o que conhecemos hoje em dia. As instituições começaram a entender a necessidade de falar sobre o assunto e abraçaram a causa com mais força.
O que é o câncer de mama?
Segundo o Instituto Nacional do Câncer - INCA o câncer de mama é uma doença que resulta da multiplicação de células anormais no tecido mamário e que por consequência se transforma em um tumor. O instituto também diz que existem diferentes tipos, alguns deles demoram anos para se desenvolver e outros podem evoluir com mais agilidade em pouco tempo.
O INCA ainda afirma que se não for descoberto nos estágios iniciais, o câncer de mama pode evoluir para diferentes tipos de tumores e até se espalhar por outras partes do corpo. Só em 2021, o número de brasileiras diagnosticadas com a doença chegou a 66.280 mil.
Quais são os fatores de risco?
Não existe uma causa específica para o desenvolvimento do câncer de mama, mas os fatores de risco estão relacionados à obesidade, sedentarismo e consumo de bebida alcoólica. Além das condições comportamentais, os casos na família e alterações genéticas associadas aos genes BRCA1 e BRCA2, elevam as chances de desenvolver o tumor.
No entanto, é importante reforçar que a presença de um desses fatores não significa que a mulher obrigatoriamente terá a doença. Por isso, é necessário buscar ajuda profissional e fazer o acompanhamento com um especialista da área da saúde.
Como descobrir o câncer de mama?
Como falamos antes, o principal objetivo da campanha Outubro Rosa é incentivar um olhar mais atento à saúde da mulher. A forma mais simples de fazer isso é tocando as mamas em busca de algum tipo de alteração. Vale ressaltar aqui que esse procedimento em especial não possui restrição de idade, e que todas as mulheres podem fazer como uma forma de autocuidado.
Mas o toque não é a única maneira de descobrir o câncer de mama. A mamografia é um exame de rotina que deve ser feito a cada dois anos, especialmente por mulheres na faixa etária dos 50 a 69 anos. Por meio desse diagnóstico é possível observar e determinar de forma mais exata as mudanças no tecido mamário.
Como reduzir o risco?
A principal maneira para diminuir as chances de desenvolver a doença é ter uma rotina equilibrada. Praticar exercícios físicos, manter uma alimentação saudável, evitar o consumo exagerado de álcool e o uso de hormônios sintéticos. Especialistas também afirmam que a amamentação pode ser uma grande aliada para reduzir o risco de câncer de mama.
Nesse Outubro Rosa a Amigo está aqui para te lembrar que você é a sua conexão mais importante. Fique atenta a sua saúde e procure acompanhamento médico. Se cuide, se conheça e se toque.
Amigo - Viva conexões reais!
Comments